Dicas

Conteúdos inspiradores e informações importantes para você e sua casa.

INICIANDO UMA PINTURA

PINTURA NOVA (ALVENARIA)

Os cuidados que devem ser tomados nesse processo implicam em verificar principalmente o tempo de cura do reboco novo, que deve ser no mínimo 30 dias. Os produtos utilizados na massa do reboco como cal, cimento, água e areia se interagem numa reação química liberando substâncias no fenômeno carbonatação que é extremamente nocivo ao filme da tinta, provocando a destruição da película se não respeitado o tempo de cura. Aguardando o período de cura, vamos iniciar a nossa pintura.

Começamos escolhendo os materiais que deveremos utilizar na preparação da superfície. Uma superfície de reboco novo tem uma absorção irregular e extremamente alta, e nesse caso deve ser preparada inicialmente com uma demão de Qualyvinil Selador acrílico que tem a função de uniformizar a absorção da superfície. Se não selar a parede o que pode acontecer?

  • Manchas na aplicação da tinta de acabamento

Quando a tinta é aplicada diretamente em uma superfície nova, a possibilidade de aparecer manchas no decorrer da pintura é muito grande devido aos diferentes pontos de absorção na superfície. A pontos que absorvem mais tinta e pontos que absorvem menos, dando a falsa impressão de diferença de cor por se tratar de manchas claras e escuras. Isso acontece principalmente na 1º demão. Se não removermos o pó, o que pode acontecer?

  • Aparecimento de bolhas após a aplicação da tinta de acabamento e posterior descascamento.
  • Enrugamento da película
  • O pó dificulta o alastramento da tinta deixando o acabamento tipo casca de laranja.

Obs.: Lembramos que para se obter um bom rendimento da tinta de acabamento sobre a massa, é necessário diluir a 1º demão em torno de 40%.

Se não optarmos pelo uso de massa corrida como devemos proceder? Neste caso entraremos direto com a tinta de acabamento sobrepondo o selador respeitando a diluição recomendada na embalagem, aplicando o número de demãos necessárias para um bom acabamento que varia de 2 a 3 com intervalo de pelo menos 4 hs entre as demãos para não comprometer a cobertura. Seguindo os preceitos acima mencionados, com certeza conseguiremos uma pintura nova de acabamento fino e duradouro.

PINTURA EM PISOS

Existem vários tipos de pisos passíveis de pintura. Os mais conhecidos são quadras poliesportivas de cimento, pisos cimentados, lajotas cruas, escadas, varandas, calçadas, entre outros. O produto recomendado para este tipo de substrato é Qualyvinil Piso, especialmente formulado para este fim, pois possui alta resistência e cobertura além de ser antiderrapante, característica fundamental neste segmento.

O segredo para uma boa pintura, esta na analise minuciosa do piso. Quais os cuidados que devem ser tomados? O primeiro passo é verificar se a superfície oferece o mínimo de porosidade. Em superfícies não porosas como pisos esmaltados, vitrificados ou encerados não é recomendado a aplicação do produto.

Em pisos de cimento queimado onde a porosidade é quase nula, recomenda-se o uso de ácido muriático em solução (1 para 1 com água ). O ácido em contato com o cimento reage atacando a superfície abrindo a porosidade necessária para uma boa ancoragem da tinta. Diluição A correta diluição do produto é outro ponto fundamental. Devemos proceder da seguinte forma:

  • 1º demão ? deve ser diluída a 40% pois quanto mais liquida estiver a tinta, maior o seu poder de penetração e é a primeira demão que permitira a perfeita ancoragem das demãos subsequentes.
  • 2º e 3º demão-diluição de 20 e 10% Respectivamente. São o suficiente para um bom acabamento e cobertura.
    Tempo de cura
    O tempo de cura assim como a diluição é importantíssima, pois a resistência do filme da tinta esta diretamente ligado ao tempo de aplicação do produto no substrato. Portanto devemos aguardar da seguinte forma:
    - Para tráfego de pessoas 24 horas após a pintura.
    - Para tráfego de veículos leves 48 horas após a pintura.
    - Para tráfego de veículos pesados 72 horas após a pintura.

PINTURA SOBRE TELHAS, TIJOLOS E CONCRETO APARENTE, PEDRA MINEIRA, ARDOSIA, ETC.

Normalmente as pessoas não querem alterar a cor natural de superfícies como tijolo aparente, concreto aparente, amianto, ardósia, etc., mas sim realçar e impermeabiliza-las. Para este fim, temos em nossa linha, 2 produtos de alta qualidade, Qualyvinil Verniz acrílico e Qualyvinil Resina acrílica estirenada . O Verniz acrílico no passado também utilizado como selagesso, é um produto de altíssima resistência que realça e impermeabiliza superfícies como tijolo aparente, cimento aparente, cimento amianto e pinturas acrílicas ou pva.

Quais os cuidados na preparação da superfície? As superfícies deverão estar limpas e principalmente secas para receber o verniz acrílico. Normalmente duas demãos com diluição de 15 a 20 % com água é o suficiente para um bom acabamento. Qualyvinil Resina acrílica estirenada, assim como o verniz acrílico pode ser aplicada em todas as superfícies aparentes, somadas a elas ardósia, pedra mineira e outros tipos de pisos. Os cuidados que devemos tomar na preparação consiste em verificar se existem vestígios de cera ou umidade e a cura da massa de rejunte. A cera prejudica a secagem da resina e a umidade além de prejudicar a secagem, pode descascar e promover o aparecimento de manchas esbranquiçadas.

Como sanar estes problemas?

Se houver vestígios de cera deveremos lavar com solvente ou thinner continuamente até a PROCESSOS DE PINTURA Dicas Qualyvinil completa remoção da cera. Se houver umidade proveniente de lavagens, esperar a secagem completa para a aplicação da resina. Qualyvinil Resina colorida, produto de alta qualidade especialmente formulada para pessoas que desejam mudar a cor de seus telhados dando um colorido todo especial impermeabilizando e realçando o brilho. Os cuidados a serem tomados com este produto seguem os mesmos preceitos da resina estirenada com relação à umidade, normalmente em telhados antigos a umidade provocada por chuvas, deixam as telhas com muito bolor (mofo) por isso devemos fazer o trabalho de limpeza utilizando água sanitária ou cloro para eliminação total dos micro organismos. Em telhas muito porosas onde a absorção é muito alta, é necessário o uso de um selador, o mais indicado é o verniz acrílico base água.

Obs.: não aplicar em temperaturas muito altas em baixo de sol, para não acelerar a secagem que pode prejudicar a aderência do produto ao substrato.